quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

DOOM


Quem em sua sagrada infancia nunca se sentou na frente do computador, abriu a tela do MSDOS digitou aquela sequencia marota para abrir a lista de jogos e por fim fez sua felicidade ao jogar DOOM 1,2 ou até mesmo o 3 ??? Pois bem, isso fez parte da minha infância e creio que fez da sua tambem, agora amigão, caso vc nunca tenha feito isso, sua infância foi defasada, sinto pena de você ...

Doom é um jogo de computador lançado em 1993 pela id Software e um dos títulos seminais do gênero tiro em primeira pessoa. Combinando gráficos 3D com violência gráfica, ele tornou-se tanto controverso quanto imensamente popular, com um lançamento em versão shareware que estima-se ter sido jogada por 15 milhões de pessoas. 

Além de definir muitos elementos dos games de tiro em primeira pessoa, Doom estabeleceu uma sub-cultura por popularizar o jogos em rede e permitir expansões criadas pelos jogadores (WADs). O sucesso do jogo influenciou o boom de jogos nos anos 90 até o ponto desses jogos serem algumas vezes chamados de "clones do Doom".

A franquia Doom continuou com Doom II: Hell on Earth (1994) e numerosos pacotes de expansão como Ultimate Doom (1995), Master Levels for Doom II (1995), e Final Doom (1996). A maioria criado por fãs, sendo lançados para o PC/DOS, esses jogos foram subsequentemente portados para várias outras plataformas, incluindo nove diferentes jogos para consoles.

A série perdeu o apelo tão logo o mecanismo gráfico do Doom se tornou obsoleto no final dos anos 90 mas foi revivido em 2004 com o lançamento do Doom 3, uma releitura do jogo original usando nova tecnologia.

Em 2004 foi lançada uma versão em tabuleiro, pela Fantasy Flight Games, com miniaturas dos monstros e personagens. Já em 2005, foi lançado uma adaptação cinematográfica de Doom, batizada no Brasil de Doom: A Porta do Inferno.

História

Doom tem um tema de ficção-de-horror, e um enredo bem simples, que só aparece no manual, e a história dentro do jogo em si é mostrada em mensagens entre os episódios.

O jogador recebe o papel de um fuzileiro espacial,(o nome do fuzileiro nunca foi revelado então é normalmente chamado de Doomguy ou cara do Doom) "um dos mais durões na Terra, endurecido em combate e treinado para a ação" (one of Earth's toughest, hardened in combat and trained for action), que foi deportado para Marte por atirar num oficial superior quando este o ordenou a matar inocentes civis desarmados. 

Ele é forçado a trabalhar para a Union Aerospace Corporation (UAC), um complexo militar-industrial que está realizando experiências secretas em teleportação entre as luas de Marte, Phobos e Deimos. De súbito, algo dá errado e criaturas aparentemente vindas do inferno começam a vir das áreas de teleporte.

Uma resposta defensiva da segurança da base falha em deter a invasão, e é rapidamente dominada por demônios, com toda a guarnição morta ou transformada em zumbis. Ao mesmo tempo, Deimos desaparece inteiramente. Um time da UAC em Marte é enviado a Phobos para investigar o incidente, mas o contato pelo rádio cessa e apenas um deles permanece vivo: o jogador, cuja tarefa é escapar vivo.

Para terminar o jogo, o jogador precisa batalhar em três episódios contendo nove missões cada. Knee-Deep In The Dead, o primeiro episódio (e o único na versão shareware), se passa numa base militar high-tech em Phobos, a primeira das duas luas de Marte.

Ele termina com o jogador lutando contra dois Barões do Inferno (Barons of Hell), depois ele entra em um teleportador que o leva a Deimos. No segundo episódio, The Shores Of Hell, o jogador faz uma jornada através das instalações na segunda lua de Marte, Deimos, cujas áreas monstram uma arquitetura bestial. 

Depois de encontrar e vencer o Cyberdemon (um sátiro demoníaco gigante com uma perna mecânica e uma bazuca no lugar de um braço), a verdade sobre a lua desaparecida é descoberta: ela flutua sobre o próprio Inferno. O jogador desce até a superfície e o terceiro final, Inferno, começa. 

Depois de destruir o chefe final, Spider Mastermind (uma espécie de aranha gigante representada com a aparência de um cérebro montado sobre um chassis de aço com quatro com pernas mecatrônicas e armado com uma metralhadora giratória em estilo chaingun), uma porta secreta se abre para o herói, que "provou ser forte demais para o Inferno conter" (proved too tough for Hell to contain), ser levado de volta à Terra. O pacote de expansão Ultimate Doom adiciona um quarto episódio chamado Thy Flesh Consumed, contando as aventuras da volta ao lar do fuzileiro.

Jogabiilidade

Sendo um jogo de tiro em primeira pessoa, Doom é sentido através do ponto-de-vista do personagem principal. O objetivo de cada fase é simplesmente encontrar a saída que leva ao próximo nível, um botão com um sinal "EXIT" em vermelho, enquanto se sobrevive a todos os perigos ao longo do caminho. 

Entre os obstáculos estão monstros, barris com lixo tóxico, tetos que vêm abaixo e esmagam o jogador e portas trancadas, abertas se encontrando um cartão-chave ou interruptor. Os níveis são às vezes labirínticos, e apresentam uma abundância de áreas secretas com power-ups como recompensa para que o jogador as explore. Para ajudar na navegação há um auto-mapa.

Doom é notável pelo arsenal disponível, que se tornou uma espécie de protótipo/arquétipo para os jogos de tiro em primeira pessoa. O jogador começa armado apenas com uma pistola, e punhos com soco, mas pode-se apanhar armas melhores: a motoserra, a escopeta, a metralhadora giratória, o lança foguetes, o rifle de plasma, e a imensamente poderosa BFG 9000 (BFG é um acrônimo de Big Fucking Gun, porém alguns jogadores brasileiros a chamam de Bola de Fogo Gigante, no filme aparece como Bio Force Gun version 3.14, mas o personagem Sarge a chama pelo nome original, em tom de brincadeira). 

Há uma grande variedade de power-ups, como a mochila que aumenta a capacidade de carregar munição, armadura, kit de primeiros socorros para restaurar a saúde, e esferas que podem deixar o jogador mais forte (invulnerability, megasphere, soulsphere e invisibility sphere). Há também o "berserker kit", que permite ao jogador causar grandes danos com o soco.

Os inimigos em Doom são os elementos principais do jogo. O jogador os encara em grandes números - no mais difíceis dos níveis de dificuldade encontra até 12 inimigos numa mesma sala. Existem 10 tipos de monstros (Doom II dobra essa quantia), incluindo tanto humanos possessos quanto demônios de diferentes forças, indo desde os fracos mas onipresentes imp (monstros espinhetos marrons) e Cacodemon (espécie de almôndega flutuante que cospe bolas de matéria incandescente) até os chefões de final de fase, que aguentam múltiplos ataques mesmo das armas mais potentes. 

Os monstros têm comportamento simples, que consiste entre andar ao redor do jogador ou atacar atirando bolas-de-fogo, mordendo, e rasgando a pele, apesar de eles poderem também lutar entre si.
Além do modo single-player, Doom apresenta dois modos multiplayer: cooperative, em que 2 a 4 jogadores lutam contra as legiões do Inferno, ou deathmatch, em que os jogadores lutam entre si.

Inimigos
Os inimigos em Doom variam de soldados humanos possuídos por forças sobrenaturais a demônios oriundos do Inferno.

Zumbi (Zombieman / Trooper / Former Human): o inimigo humano mais comum do jogo, presente em todos os episódios. É um soldado normal sem grandes traços chamativos, exceto pelo cabelo verde, possivelmente modificado por lixo tóxico ou influências infernais. Veste uma roupagem militar básica branca sem qualquer tipo de proteção exterior. Relativamente fraco, carrega um simples rifle de assalto que dispara por vez um único tiro que causa poucos danos, mesmo a um alvo sem blindagem. Ao ser morto, abandona um pente de balas para pistola e metralhadora. 

Sargento (Shotgun Guy / Shotgunner / Former Sergeant): mais forte e durável que o Zumbi (e possivelmente com uma patente superior, daí seu nome), o Sargento é um outro tipo de soldado humano calvo, veste uma roupagem militar mais resistente na cor preta (repleta de manchas de sangue, inclusive nas mãos) e carrega uma espingarda, que, embora um pouco menos potente que a espingarda utilizada pelo jogador, ainda pode causar estragos muito grandes, principalmente nos tiros à queima-roupa. Ao ser morto, este inimigo deixa para trás sua espingarda. 

Ímpio (Imp): o ser infernal mais comum do jogo, também aparecendo em todos os episódios, é um demônio humanóide com pele marrom imitando couro, olhos vermelhos, garras afiadas nas mãos e pés e espinhos ósseos protuberantes em todo o corpo. Possui dois ataques distintos, sendo um atirar bolas de fogo à média e longa distância e o outro atacar suas vítimas de perto com as garras de suas mãos. Não possui muita duração física, podendo ser facilmente abatido com um tiro de espingarda à curta distância. 

Demônio rosa: outro monstro relativamente comum no jogo, este ser é mais musculoso, com costas curvadas, braços pequenos mas fortes, chifres pontudos "apontando" para a frente, olhos dourados, pés de aspecto caprino e uma enorme boca cheia de dentes imensos. Este inimigo possui apenas um ataque, o de morder seus inimigos em mano-a-mano, porém possui maior velocidade que outros inimigos, dando-lhe assim a vantagem de cobrir grandes distâncias mais rapidamente. Sua cobertura muscular confere mais resistência e saúde, tornando-o um oponente formidável até mesmo aos soldados mais endurecidos em combate. O nome "Pinky" ("rosado" em inglês) vem da coloração cor-de-rosa de seu corpo. 

Espectro (Spectre): esta criatura é exatamente o mesmo que o Demônio, seja em aparência, sons e atributos. A única diferença é que o Espectro possui um poder fixo de invisibilidade parcial, tornando-o mais perigoso pelo fato de usar uma "coloração" cristalina escura - algo como uma lente transparente com "linhas de interferência" -, o que o torna quase impossível de ser visualizado em ambientes muito escuros, preferindo emboscar inimigos descuidados em tais lugares. 

Barão do Inferno (Baron of Hell): eles fazem sua estréia como chefes do primeiro episódio (sendo nesta ocasião apelidados "The Bruiser Brothers" ("Irmãos Destruidores"), numa referência aos irmãos Mario e Luigi, criados por Shigeru Miyamoto), reaparecendo normalmente como inimigos normais nos episódios posteriores. Barões do Inferno são sátiros antropomórficos com torso, chifres e pés de bode - algo como uma depictação visual de Baphomet -, além de mãos enormes com longas garras recurvadas e envoltas em ectoplasma verde. Similarmente aos Ímpios, estes monstros atiram projéteis de energia verde à média e longa distância e rasgam suas vítimas com suas garras de perto. 

Cacodemon: vindo do grego κακοδαίμων (kakodaimon, que significa "Espírito Feio"), este demônio possui um corpo esférico que flutua no ar, adornado de escamas vermelhas, chifres ósseos de diversos tamanhos, um único olho verde e uma boca gigantesca com interior azulado repleta de dentes imensos. Embora movimente-se com lentidão, pode ser um inimigo perigoso pois ataca de ângulos inesperados ou improváveis (especialmente de cima), cuspindo bolas de matéria incandescente à média ou longa distância e mordendo suas vítimas de perto. Sua capacidade de flutuar no ar permite-lhe alguma vantagem com relação a outras criaturas inimigas. Uma curiosidade incomum entre os jogadores incluí ser este um dos mais amados e icônicos demônios do jogo, devido ao seu aspecto simples e característico. Bichos de pelúcia e fanarts já foram criados em sua homenagem. 

Alma Perdida (Lost Soul): este demônio tem o aspecto de um crânio com chifres e uma "cabeleira" de fogo infernal em sua nuca e olhos. Levita no ar, assim como o Cacodemon. Seu único meio de ataque consiste em alinhar-se frontalmente com seu alvo e investir velozmente contra ele, colidindo fisicamente com grande impacto. Almas Perdidas não são fisicamente muito fortes e seu ataque causa apenas danos moderados, podendo ser facilmente derrotadas com alguns poucos golpes. Geralmente aparecem em grupos para compensar seu baixo potencial ofensivo. 

Cyberdemon: o chamado "guerreiro mais poderoso do inferno" estréia como chefe do segundo episódio, reaparecendo muito raramente nos demais episódios. O Cyberdemon é basicamente uma encarnação gigante do Barão do Inferno (com especulados seis metros de altura) com um buraco em seu estômago, perna direita biônica e um canhão lançador de mísseis no lugar de seu braço esquerdo. Seu único ataque consiste em disparar de seu canhão de braço sucessões de três mísseis consecutivos, após isso o monstro movimenta-se um pouco mais antes de retomar o ataque. Cada míssil possui vasta área de danos e é poderoso o suficiente para matar numa só explosão até o jogador mais bem blindado. Cyberdemons pisam audivelmente com sua perna prostética ao caminhar, e ao serem derrotados dissolvem-se em nuvens de sangue e carne, sobrando somente os cascos ensanguentados de seus pés. Dado o poder de seus mísseis, um único Cyberdemon pode muitas vezes dizimar sozinho diversos inimigos. 

Aranha Rainha (Spiderdemon / Spider Mastermind): possivelmente o "cérebro" maligno por trás da invasão dos demônios, é o chefe final do jogo (visto ser o chefe do terceiro episódio e, igualmente, do quarto episódio em Ultimate Doom). Caracteriza-se por ser um enorme cérebro (literalmente para seu nome) com rosto demoníaco e dois braços atarracados, montado sobre um tipo de chassis de aço com quatro pernas robóticas em estilo aracnídeo e uma metralhadora giratória instalada sob seu queixo. A Aranha Rainha tem um ataque contínuo (ou seja, ele dispara sua metralhadora continuamente contra seu alvo após avistá-lo, parando de atacar somente ao matar seu alvo, ser ferida ou morta por ele ou até o alvo sair de seu raio visual), e, assim como o Cyberdemon, também faz sons metálicos durante sua movimentação.



Armas 

Durante o jogo, o protagonista poderá fazer uso de várias armas diferentes para enfrentar seus inimigos. Armas de fogo somente podem funcionar caso tenham suas respectivas munições, enquanto armas de alcance humano dispensam munição.

Punho (Fist): uma das duas armas primárias do jogo, juntamente com a Pistola. Possui somente alcance corpo-a-corpo e causa poucos danos, a não ser após aprimorado pelo item Super Soco, tornando-se até 10 vezes mais potente. 
Munição que utiliza: nenhuma. 
Munição inclusa: nenhuma. 

Pistola (Pistol): a outra arma primária do jogo, juntamente com o Punho. Possui um disparo rápido, mas não muito preciso e causa poucos danos. 
Munição que utiliza: balas. 
Munição inclusa: 50 balas. 

Motosserra (Chainsaw): também uma arma de curto alcance, tal como o Punho, inflige danos enormes em ataques próximos num tempo relativamente curto, até mesmo impedindo que inimigos com pouca força física possam retaliar ao serem atacados. 
Munição que utiliza: nenhuma. 
Munição inclusa: nenhuma. 

Espingarda (Shotgun): uma arma de fogo belicamente superior à Pistola, dispara projéteis múltiplos que se dispersam horizontalmente à distância. Possui um tempo de recarga maior que a Pistola, mas seu ataque é mais preciso e mortífero, principalmente à curta distância. 
Munição que utiliza: cápsulas de espingarda. 
Munição inclusa: 8 cápsulas, se for pré-existente; 4 cápsulas, se for deixada por um Sargento morto. 

Metralhadora giratória (Chaingun): arma de tiro rápido que dispara a cada uso 2 balas consecutivas em rápida sucessão. Tem a vantagem de algumas vezes manter seu alvo paralisado, impedindo uma possível retaliação. 
Munição que utiliza: balas. 
Munição inclusa: 20 balas, se for pré-existente; 10 balas, se for deixada por um Zumbi de Chaingun morto. 

Lança-foguetes (Rocket Launcher): dispara foguetes que atravessam rapidamente a área e explodem ao colidir com algum alvo. Cada explosão produz estragos imensos em uma grande área de abrangência. A principal desvantagem desta arma é não poder ser utilizada à curta distância, pois a explosão de um foguete atinge tudo em sua área de danos, incluindo o jogador, podendo até mesmo matá-lo na hora. 
Munição que utiliza: foguetes. 
Munição inclusa: 2 foguetes. 

Rifle de plasma (Plasma Gun): também uma arma de tiro contínuo, possui um design futurístico preto cujo tambor de tiros assemelha-se vagamente a um acordeão. O Rifle dispara em rápida sucessão rajadas de plasma azul que destrói seus alvos com grande precisão. 
Munição que utiliza: plasma. 
Munição inclusa: 40 cargas de plasma. 

BFG 9000: a mais rara e poderosa arma existente em Doom, seu nome é um acrônimo de "Big Fucking Gun". Dispara uma enorme esfera de plasma verde que causa danos imensos e afeta com precisão todos os inimigos que estiverem na tela. Sua grande desvantagem é o fato de consumir grandes quantidades de plasma em cada ataque. 
Munição que utiliza: plasma. 
Munição inclusa: 40 cargas de plasma.

Legado 

Vários jogos foram criados com sua engine, dentre eles podemos citar Heretic (um FPS que se passa na idade média e conta a história de um mago que luta contra D'Sparil, um demônio do abismo e as hordas do inferno), Hexen (sequência de Heretic) e Strife (mistura de RPG com FPS).

Após o sucesso destes "clones", a engine de Doom ainda foi liberada publicamente por seus criadores. Com isso, seu código aberto possibilitou diversas criações não oficiais que expandiram diversos elementos no jogo, criando inclusive novas versões e engines, sendo algumas compatíveis com o Windows XP e seus sucessores, outras ainda com renovações nos gráficos que incluem modelagem em 3D e port para efeitos especiais.

Além disso, usando editores de WAD (arquivo onde se encontra os principais dados do jogo) foi possível a criação de Mod's (que são modificações do jogo original), como por exemplo: CyberCrime, Dbzome_v7, entre outros. Estes mapas amadores são usados para competições online e single player, podendo adicionar diversas modalidades, itens, armas e monstros novos ao jogo, criando assim infinitas versões e fases alternativas.

Fora do universo dos jogos, alguns livros (romances) foram publicados em diversos volumes, contando histórias ficticias sobre o jogo, que foram aprovadas pelos criadores e vendidas oficialmente. Uma curta história em quadrinhos não-oficial também foi criada, além da adaptação cinematográfica em 2005.

Caso você nunca tenha jogado, ou chorou de saudades deste épico jogo de tiro, como sou um cara muito bacana, vou deixar aqui o link para download do DOOM II.



Download: http://www.4shared.com/rar/dDn8T2DB/Doom1-2BlackHellHouse.html
(caso o link não funcione ou o jogo não rodar, avise que farei um novo upload)

 Caso o senhor, caro leitor acíduo deste blog seja um fã de HQ seria muito legal conferir a este HQ do DOOM, a história é curta, porem, legal ! Confere ae !!!


Download: http://www.4shared.com/rar/PZeW62QE/DOOM_Black_Hell_House.html

PS.: Segue umas dicas para você que vai jogar, durannte o jogo digite estas sequencias e veja a surpresa !!! IDKFA - IDDQD - IDCLIP

Boa diverção !!!

Psicografado por Schwanz

3 comentários:

  1. Carai varias revelações, não sabia de N coisas que vc colocou, e fiquei morrendo de vontade de jogaar ... to baixando o HQ ...

    Foda o blog manolo, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Caralho mano concordo cntg essa porra é mítica lendo relembrei do tempo que jogava doom, vou matar a saudade com o link ^^

    ResponderExcluir
  3. Deixo um link que achei para a hq

    http://www.4shared.com/file/3nuRoL4jce/Doom_01__ID_Software__RnCBR.html

    ResponderExcluir