sábado, 17 de março de 2012

Arthur Clifton Guyton - Tratado de Fisiologia Médica



Arthur Clifton Guyton (8 de setembro de 1919 - 3 de abril de 2003) foi um médico fisiologista americano. Nasceu em Oxford, Mississippi, filho do Dr. Billy S. Guyton, respeitado oftalmologista e otorrinolaringologista, que se tornou Reitor da University of Mississippi Medical School, e Kate Smallwood Guyton, professora de matemática e física que foi missonária na China antes do casamento.

Ficou famoso nos anos 50, com suas pesquisas na área de fisiologia cardiovascular, e sua relação com a circulação periférica. Sua principal inovação foi a utilização de conceitos de engenharia e análise de sistemas no estudo da circulação sanguínea.

Seu livro, Textbook of Medical Physiology (No Brasil, Tratado de Fisiologia Médica), se tornou o livro-base do estudo de fisiologia nas escolas da área da saude no geral.

As oito primeiras edições foram escritas inteiramente por Guyton, sendo que a primeira foi escrita em 1956. A partir da nona, ele foi escrito com a colaboração de John E. Hall, sendo que a 11ª foi lançada após o falecimento de Guyton em um acidente de automóvel, em 3 de abril de 2003.

Além da morte imediata do médico, sua esposa teve graves ferimentos, que a levaram à morte na semana posterior.

Hoje o Tratado de Fisiologia Médica se encontra na 12° edição, e um pouco mais atrativo que o seu antecessor.

Para os academicos da área da saúde como Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Farmácia e os demais, segue um link da 11° edição do Tratado de Fisiologia Médica, em português, espero que ajude bastante pois é um livro caro de se ter, bom estudos galera !


Download: http://search.4shared.com/postDownload/lEp17L1m/guyton_e_hall_-_11a_edio_-_por.html

Psicografado por Schwanz

Nenhum comentário:

Postar um comentário